Início > política > Copa 2014 em Belo Horizonte: Minas terá 22 cidades como destino para turistas

Copa 2014 em Belo Horizonte: Minas terá 22 cidades como destino para turistas


Arquitetura colonial, grutas, arte contemporânea, estâncias hidrominerais

Fonte: Estado de Minas

Minas terá mais cidades divulgadas na Copa

Arquitetura colonial, grutas, arte contemporânea, estâncias hidrominerais e muitos outros atrativos. Minas abre suas portas para os turistas e já se destaca, de antemão, como destino prioritário dos estrangeiros durante a Copa 2014. O estado tem o maior número de municípios definidos pelo Ministério do Turismo (Mtur) como preferenciais nas ações de promoção oficial aos visitantes. Isso significa que, de 184 destinos próximos das 12 cidades-sede selecionados pelo órgão, 22 são mineiros. Na lista, estão Brumadinho (Inhotim), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Tiradentes, no Campo das Vertentes, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, Caxambu, no Sul, e Araxá, no Alto Paranaíba.

A posição de Minas agradou ao secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, para quem o bom resultado é fruto de estratégia de planejamento e gestão do governo. Ele destaca que vêm sendo adotadas ações, com antecedência, para estruturação dos destinos, o que contribui para aumento da competitividade nos mercados nacional e internacional. E citou, como principais, a qualificação profissional, sinalização nas cidades e conscientização da população.

“O primeiro lugar nos surpreendeu, pois estamos na frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário, ressaltando que o turista deverá visitar, em média, três cidades além do destino escolhido para acompanhar os jogos. “Para atender à demanda, estamos trabalhando com os receptivos mineiros roteiros prioritários para a Copa para que os visitantes conheçam os atrativos e aumentem a sua permanência no estado”, explica. Para o secretário, tantos destinos indicados em Minas é a comprovação da pluralidade cultural e natural de Minas: “A Pesquisa de Demanda Internacional no Brasil, divulgada pelo MTur em 2010, mostrou que 32,7% dos turistas que viajam a lazer procuram atrativos de natureza, ecoturismo e aventura e, 18%, cultura”.

Seleção O Mtur selecionou 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos campos do Mundial. A ideia, segundo os técnicos, é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, distribuição de renda e geração de emprego. Pela estimativa oficial, o Brasil vai registrar 7,8 milhões de viagens domésticas no período.

O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos. Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial e, entre campanhas e convênios, o ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012.

Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur invista R$ 139 milhões. Os destinos foram escolhidos pelo MTur seguindo o critério de distância de até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) das cidades-sede (Belo Horizonte) do Mundial. Em Minas Gerais, foram selecionados:

3 milhões
de brasileiros e 600 mil estrangeiros deverão circular pelo país no mês da Copa

CIDADES INDICADAS

No raio de 50 km
Mariana, Sabará e Brumadinho (Inhotim)

Até 150 km
Ouro Preto, Congonhas, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo

Até 300 km
Tiradentes, São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Lagoa Dourada, Diamantina e Serro

Acima de 300 km
Caxambu, São Lourenço, Lambari, Três Corações e Araxá

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: