Início > Governo do PT, Irregularidade > PSDB entra com representação no Ministério Público com pedido sobre apagão no sistema de informação da Caixa Econômica

PSDB entra com representação no Ministério Público com pedido sobre apagão no sistema de informação da Caixa Econômica


Fonte: Diário Tucano

PSDB pede ao Ministério Público que investigue

Caixa por fraude em venda de títulos 

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), protocolou ontem (20) representação no Ministério Público Federal do Distrito Federal pedindo a abertura de inquérito civil e penal para apurar fraude na Caixa Econômica. Nogueira acredita que houve improbidade administrativa e provável ocorrência de crimes de peculato, estelionato e corrupção em operações da corretora Tetto. A empresa vendeu, como se não tivessem dívidas, papéis de baixo ou nenhum valor, conforme denunciou a “Folha de S.Paulo”.

A transação só foi possível porque o sistema da Caixa que atestava a qualidade dos títulos ficou mais de dois anos inoperante. As ações eram garantidas por um fundo do Executivo. Se todos os compradores recorrerem à Justiça, a União arcará com o prejuízo de R$ 1 bilhão.

De acordo com o líder, “a Caixa omitiu-se em seu dever de disponibilizar ao mercado todas as informações necessárias para a avaliação de títulos públicos, o que permitiu a venda supervalorizada de papéis com lucros vultosos em favor de corretora e em prejuízo de diversos adquirentes”.

“Por tratar-se a Caixa Econômica de órgão do governo, a omissão constitui ato de improbidade, na medida em que essas ações afrontam os princípios da administração pública, notadamente o critério da publicidade”, argumenta o líder na representação.

Nessa terça-feira, nova reportagem da “Folha” mostrou que as transações financeiras da corretora carioca ameaçam lesar também em cerca de R$ 100 milhões o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), conforme aponta o banco em ação judicial.

Leia mais:  Investigação sobre apagão no sistema de informação da Caixa Econômica aponta falhas gerenciais e ‘conduta omissiva’

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: