Início > política > Valores de Minas ação cultural pela transformação social chega este a 7ª montagem com a “A Lira e o Tambor”

Valores de Minas ação cultural pela transformação social chega este a 7ª montagem com a “A Lira e o Tambor”


Gestão Social, Gestão da Cultura 

Fonte: Agência Minas

Valores de Minas apresenta o espetáculo “A Lira e o Tambor”

O Valores de Minas estreou o espetáculo “A Lira e o Tambor”, que sintetiza as experiências e o aprendizado dos jovens em dança, música, teatro, circo, literatura e artes plásticas, durante o ano. Este é o sétimo espetáculo, aberto ao público, em temporada de 10 dias.

O Programa integra o Plug Minas – centro de formação e experimentação digital – desde junho de 2009, como o primeiro núcleo. Lançado em abril de 2005, beneficia, a cada ano, 500 jovens e oferece oportunidades para o desenvolvimento pessoal de estudantes de escolas públicas da rede estadual. Já formou mais de 3.500 pessoas, entre alunos, multiplicadores e professores de Arte da rede estadual.

Todas as etapas do espetáculo, desde a definição do tema, cenários, trilha sonora, figurinos e adereços, tem a participação dos jovens que, ao final do primeiro semestre, optam pela área que área de sua preferência e no segundo semestre iniciam o processo de criação do espetáculo.

São mais de 450 alunos em cena, num espetáculo que mostra um pouco da história da música brasileira, por meio do encontro de dois jovens que representam as principais raízes sonoras do país: a erudita e a popular, a europeia e a africana. Essa mistura toma forma na Escola de Samba Barracão Brasil, cujo enredo do ano é a riqueza e beleza de nossa música. O espetáculo se inspira nas canções, movimentos e ritmos da cultura brasileira e também nas histórias dos meninos e meninas do Valores de Minas.

Para a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha, “o enredo do espetáculo celebra essa juventude que, no barracão, faz um mergulho poético e crítico na nossa cultura, criando e compartilhando mais um capitulo da história do Valores de Minas, da nossa história”.

“Esse Programa traz no nome um compromisso permanente de olhar para o futuro e reafirma a vocação desta nossa terra mineira de lapidar talentos e abrir para esses estudantes, por meio da arte e da cultura, perspectivas de cidadania plena e madura”, avalia Flávio Pentagna Guimarães, presidente do Banco BMG que, desde 2005, patrocina o espetáculo por meio da Lei Rouanet. O Programa é executado ainda em parceria com a Cemig, Fiat, Shell e Sintram.

Samira Ávila, coordenadora executiva do Programa Valores de Minas sintetiza o espetáculo como a história da música brasileira, desde Chiquinha Gonzaga, passando pela era do rádio à bossa-nova, a partir dos personagens a Lira e o Tambor que, assim como os estudantes do Programa, estão em busca de seus valores.

“A primeira inspiração foi transformar, em um barracão de escola de samba, o espaço do Valores de Minas, esse local privilegiado de trabalho e arte, realidade e ficção, onde a criação se faz em conjunto, como no carnaval. É esse espaço que recebe a história de amor de Lira e Tambor, personagens que encarnam raízes da música e celebram a beleza do encontro, da diferença”, explica Cida Falabella, diretora convidada.

Encerrado com um desfile de escola de samba, com todas as características de enredo, “puxador”, alas, mestre-sala e porta-bandeiras. O figurino foi confeccionado em parceria com o Centro Técnico de Produções do Palácio das Artes, a partir do acervo de peças e adereços dos espetáculos apresentados desde 2005.

Para as apresentações abertas ao público, até 4 de dezembro, os ingressos podem ser retirados na portaria do Plug Minas, a partir de 17h30 Local – Plug Minas – Núcleo Valores de Minas, à Rua Santo Agostinho, 1.441, no Bairro Horto. Mais Informações por meio do telefone 3273-7171.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: