Início > Censura, Censura no Brasil, Gestão do PT, política > Mordaça do PT: Imprensa é impedida pelo Palácio do Planalto de cobrir seminário que discute marco regulatório das ONGs

Mordaça do PT: Imprensa é impedida pelo Palácio do Planalto de cobrir seminário que discute marco regulatório das ONGs


Censura do PT

Fonte: Luiza Damé – O Globo

A portas fechadas

Planalto fecha à imprensa seminário com ONGs

BRASÍLIA – Em pleno escândalo envolvendo organizações não-governamentais e ministérios, o Palácio do Planalto decidiu fechar à imprensa, em cima da hora, o seminário internacional “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, que reunirá cerca de 90 representantes de ONGs, desta quarta-feira até a próxima sexta-feira. A decisão foi do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que coordena o encontro. A assessoria do ministro não deu uma explicação oficial para que o evento seja fechado à imprensa.

INFOGRÁFICORelembre os escândalos do governo Dilma

A rede oficial de televisão do governo federal, NBr, já estava com os equipamentos preparados no Salão Leste do Planalto para transmitir a abertura do evento, mas teve de desmontar toda a estrutura de transmissão. Nesta terça-feira, a assessoria da Secretaria Geral enviou release aos jornalistas que cobrem as atividades no Palácio, sem nenhuma indicação de que o evento seria fechado. Além de Gilberto, o seminário consta na agenda da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Entre os participantes do evento, estão representantes da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). Segundo a assessoria da Secretaria Geral, o governo bancou passagens e hospedagens de representantes de algumas ONGs, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), mas não divulgou o valor gasto com essas despesas.

Segundo a Secretaria Geral, o seminário “marca o início das atividades” do grupo de trabalho (GT) criado pela presidente Dilma Rousseff para elaborar uma proposta de marco regulatório das relações entre o governo e as organizações da sociedade. O GT foi criado em setembro e terá a participação de sete ministérios e sete entidades da sociedade. O marco regulatório faz parte da plataforma das ONGs, apresentada na campanha presidencial do ano passado, à qual Dilma aderiu.

Leia mais: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/11/09/planalto-fecha-imprensa-seminario-com-ongs-925772038.asp#ixzz1dJzUvayj

Planalto veta acesso a evento com ONGs

RAFAEL MORAES MOURA/ BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo

Na esteira dos sucessivos escândalos envolvendo ministros do governo, assessores e convênios firmados com organizações não governamentais (ONGs), o governo federal decidiu ontem, em cima da hora, impedir o acesso da imprensa ao seminário internacional “Marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, que ocorre dentro do próprio Palácio do Planalto.

A programação do seminário previa na noite de ontem a abertura, com realização de coquetel e discurso do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral). Alertado de que representantes de ONGs criticariam o governo pela falta de fiscalização e casos de corrupção envolvendo o setor, o Planalto resolveu tornar secreta a discussão.

A Secretaria-Geral da Presidência, que promove o evento, não informou o motivo de o seminário passar a ser fechado. Segundo a secretaria, os painéis da programação serão abertos à imprensa hoje e amanhã.

O próprio governo divulgou o evento à imprensa, afirmando que “marca o início das atividades do grupo de trabalho criado pela presidente Dilma Rousseff para elaborar uma proposta de nova legislação voltada para consolidar e disciplinar as iniciativas de cooperação entre Estado e a sociedade civil”.

O seminário deve contar a participação de 90 pessoas, a um custo de R$ 60 mil.

Link da matéria:  http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,planalto-veta–acesso-a-evento-com-ongs-,796854,0.htm

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: