Início > política > Crítica recomenda documentário sobre Tancredo que fala de uma época que se fazia mobilização pela ‘esperança da mudança’

Crítica recomenda documentário sobre Tancredo que fala de uma época que se fazia mobilização pela ‘esperança da mudança’


Fonte: Cinema Crítica – Susana Schild – O Globo

Um compromisso com a esperança

‘Tancredo – A travessia’.
Ao morrer, em 21 de abril de 1985 (como o mártir Tiradentes) depois de 39 dias de agonia acompanhada minuto a minuto nas ruas, houve quem comparasse Tancredo de Almeida Neves ao patriarca Moisés – aquele que guiou o povo judeu pelo deserto (a ditadura) rumo à Terra Prometida (a democracia), avistou-a do alto do monte Nebo, mas não chegou a entrar.

“Tancredo – A travessia”, dirigido por Silvio Tendler, felizmente não transforma o político mineiro em santo, mas exalta suas principais marcas: a paixão pela política (“o que move o homem é a vitamina P, de poder”, dizia), o compromisso com a democracia e, sobretudo, uma incomparável habilidade de conciliar as situações mais impensáveis e paradoxais. A trajetória de Tancredo, que compõe um tríptico com “Jango” e “Anos JK”, se estende por 30 anos e começa quando ele era ministro da Justiça de Getúlio Vargas.

Depoimentos, “causos” e frases do personagem principal, assim como de aliados e opositores (com todas as nuances das categorias), admiradores e herdeiros revelam as mirabolantes ironias da história do país. Imagens de arquivo poderosas (como as da campanha pelas Diretas Já) atingem momentos de alta voltagem emocional, embalados pelo Hino Nacional ou por “Coração de estudante”. “Tancredo – A travessia” transporta o espectador para uma época em que a intensa mobilização nas ruas se fazia de corpo presente, sem a ajuda de Twitter ou celular, motivada “apenas” pela esperança de mudança.

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: