Início > Copa 2014, Esporte, Gestão, Governo, Obras públicas > Copa 2014: Comitê da Fifa aprova ritmo das obras do Mineirão – estádio se mantém no páreo para fazer jogo de abertura

Copa 2014: Comitê da Fifa aprova ritmo das obras do Mineirão – estádio se mantém no páreo para fazer jogo de abertura


Fonte: Bruno Trindade – O Tempo

Reforma do Mineirão agrada à Fifa

Cronograma de obras está em dia e conclusão está prevista para 18 meses antes da Copa 

O estádio Governador Magalhães Pinto, o famoso Mineirão, deu mais um importante passo para sonhar com a abertura da Copa do Mundo de 2014. Pela primeira vez após o início das obras, uma comitiva da Fifa esteve no local para uma inspeção presencial e teria gostado do andamento das obras e do espaço externo disponível para a acomodação do evento como um todo.

Sem falarem com a imprensa, os 30 representantes da entidade reguladora do futebol e do Comitê Organizador Local (COL) visitaram ainda o Mineirinho, que poderá ser utilizado como centro de mídia, e o Centro Esportivo Universitário (CEU), que servirá como ponto de apoio e pode abrigar uma base da Fifa. Conforme a Secretaria de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), a comitiva também gostou da data prevista para conclusão das obras, 21 de dezembro de 2012, 18 meses antes do início da Copa.

“Tinha representantes da Fifa de todas as áreas, como de segurança, de eventos, de engenharia, de camarotes, de tecnologia. Eles não fizeram comentário, mas, pela expressão deles, pela maneira como agiram, certamente viram que tudo aquilo que está sendo dito foi comprovado e que vamos cumprir o prazo de entrega do estádio”, declarou o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso.

Ele fez questão de ressaltar a grande estrutura que a região do estádio oferece. “Um jogo da Copa do Mundo, uma abertura, um encerramento, é um show, uma grande mostra, e o Mineirão mostrou que tem uma coisa diferenciada: tem uma área externa suficiente para atender todas as demandas do evento”, comemorou o secretário. Barroso ainda fez questão de alfinetar os outros candidatos à abertura da Copa. “Estão falando em outros estádios, que estão mais ou menos dentro do imponderável. O Mineirão não é imponderável. Ele está aqui, já está pronto. Ele está no processo de reconstrução final e estará pronto em dezembro de 2012. Essa é a grande garantia que a Fifa tem se ela decidir dar ao Mineirão a abertura para a Copa”, afirmou.

A comitiva da Fifa verificou também os novos amortecedores dinâmicos, a visibilidade de 100% dos 64,5 mil lugares em relação ao campo, as áreas dos camarotes e a área destinada ao fluxo de pessoas e automóveis.

A visita teve início na prefeitura, onde foram apresentados à Fifa projetos de mobilidade urbana, hospitalidade, do Mineirão e seus acessos, aeroportos, campos de treinamento e regiões hoteleiras. “Eles (os projetos) seguem à risca o cronograma e os padrões especificados e aprovados pela Fifa”, disse o presidente do Comitê Executivo da Copa de Belo Horizonte, Tiago Lacerda.

Maracanã
Cabral admite atraso de dois meses na obra

Uma semana após o governo federal divulgar um balanço das obras nos portos e aeroportos, de mobilidade e nos estádios brasileiros, informando que a data de conclusão estava prevista para dezembro de 2012, o Rio de Janeiro foi em sentido contrário e quebrou o cronograma.

O governador do Estado, Sérgio Cabral, em viagem oficial a Londres, afirmou que o estádio do Maracanã, escolhido para receber a final da Copa do Mundo de 2014, só será entregue em fevereiro de 2013, dois meses após a data prevista anteriormente. O político, no entanto, não explicou os motivos do atraso. “A intenção é entregar o Maracanã em fevereiro de 2013, já concedido e a tempo de receber a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos”, declarou.

Além da final e da festa de encerramento da Copa, o estádio carioca deve servir como sede do centro internacional de imprensa e se tornar a base de operação da Fifa durante o torneio. O novo Maracanã terá 76 mil lugares cobertos e 14 mil vagas de estacionamento, além de melhorias nos acessos, nas lanchonetes e nos sanitários.

Outro exemplo de atraso é o estádio do Corinthians, que só deve ficar pronto no ano da Copa, mas, mesmo assim, segue cotado para sediar a abertura do Mundial. (BT)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: