Início > Artigo, economia, emprego, Turismo > Copa 2014: Já são 52 novos empreendimentos hoteleiros em Belo Horizonte, revela artigo de Alberto Pinto Coelho

Copa 2014: Já são 52 novos empreendimentos hoteleiros em Belo Horizonte, revela artigo de Alberto Pinto Coelho


Fonte: Alberto Pinto Coelho – Vice-governador de Minas Gerais e presidente do Comitê Gestor das Copas (MG)

O legado da Copa

Minas está demonstrando como é possível fazer do megaevento esportivo um instrumento para acelerar o desenvolvimento e beneficiar toda a sociedade

O imponente cronômetro inaugurado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, ontem, data que assinala o marco de mil dias para o início da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, já está registrando, na linha do tempo, a contagem regressiva para a realização desse megaevento esportivo que, a cada quatro anos, mobiliza a atenção do mundo inteiro.

Belo Horizonte foi escolhida para sediar esse ato oficial da Fifa exatamente porque, entre todos os estados indicados como sedes da Copa do Mundo, Minas é o que vem cumprindo rigorosamente em dia seu dever de casa na realização das obras necessárias, como a modernização do Estádio do Independência, com previsão de conclusão para dezembro, o novo Mineirão – arena multiuso, com conclusão prevista para dezembro de 2012, da melhoria da mobilidade urbana e da garantia de serviços essenciais, como saúde, segurança e hotelaria.

Desde o anúncio da escolha do Brasil pela Fifa para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014, em 30 de outubro de 2007, mais da metade do prazo para o início da competição já se escoou inexoravelmente. No caso de Minas, temos bons motivos para comemorar o cumprimento dos compromissos assumidos não somente com a Fifa, mas, sobretudo, com a população mineira.

Devemos, nesse marco dos mil dias que antecedem a Copa, ter sempre em conta que esse evento esportivo dura apenas um mês. Muito mais importante é considerar o legado que ele proporcionará a Belo Horizonte, às cidades que acolherão delegações internacionais e ao próprio estado.

Aí, sem dúvida, reside o principal ganho que a realização da Copa do Mundo pode proporcionar. Assim, estão sendo construídos também dois corredores exclusivos para o transporte rápido de ônibus, os chamados BRTs, que facilitarão o acesso dos vetores Norte e Leste à Região Central. Até o final de 2013 estará também concluída a reforma do atual terminal do Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves

Motivados pela crescente expansão da demanda e pela atratividade do evento, já são até o momento 52 novos empreendimentos hoteleiros em Belo Horizonte, sendo que 28 estão em construção ou contam com alvará, e os outros 24 em processo de licenciamento. Também estão em elaboração planos de ação específicos nas áreas de segurança e saúde pública. Na área do turismo destacam-se os incrementos aos circuitos e pontos turísticos da capital, das cidades históricas, além de roteiros turísticos, entre eles o da “Rota Lund”, na região das grutas. Outro investimento de significativa importância corresponde ao extenso programa de capacitação de profissionais em todas as áreas, o que dotará a Região Metropolitana de BH de um padrão de serviços até então não experimentado.

Todas essas são iniciativas que devem se transformar em atividades econômicas permanentes. Cabe destacar, no conjunto desse extraordinário trabalho que Minas realiza para afirmar-se como modelo de boa gestão nos preparativos para a Copa do Mundo, a harmônica cooperação entre o governo do estado, governo federal, Prefeitura de Belo Horizonte e os parceiros privados que estão envolvidos nesse mutirão de vontades. Jogando para vencer com projetos bem elaborados que reverterão em conquistas para a melhoria dos serviços públicos, despertando atratividades turísticas e potencializando a vocação da capital para o turismo de negócios, Minas está demonstrando como é possível fazer da Copa um instrumento para acelerar o desenvolvimento e beneficiar toda a sociedade.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: