Início > política > Aposentados do INSS em Belo Horizonte protestam contra Governo Dilma por vetar reajustes acima da inflação

Aposentados do INSS em Belo Horizonte protestam contra Governo Dilma por vetar reajustes acima da inflação


Fonte: Marina Rigueira – Cecilia Kruel – Estado de Minas

Aposentados protestam na sede do INSS de BH contra veto orçamentário

Força Sindical e Sidicato dos Aposentados manifestaram contra o veto da presidente Dilma ao reajuste salarial da categoria em 2012
“Queima das sardinhas” representou os alimentos que os tubarões comem
A Força Sindical de Minas Gerais e o Sindicato dos Aposentados de Minas Gerais realizaram manifestação em frente a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Belo Horizonte na manhã desta terça-feira. A mobilização foi marcada pela queima de sardinhas, que representa o alimento dos chamados “tubarões da economia”. As entidades protestavam contra o governo federal, tendo em vista o veto feito pela presidente Dilma Rousseff, contra o aumento dos aposentados que ganham acima do salário mínimo.
A presidente vetou, no mês passado, o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012 que previa reservar verba do orçamento para reajustes acima da inflação para os aposentados do INSS. O artigo previa que tais reajustes seriam definidos com as centrais sindicais e os representantes da iniciativa privada. Segundo o despacho, o veto ocorreu porque os recursos que seriam gastos ainda não estavam definidos.

Para o presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Rogério Fernandes, o ato da presidente é um retrocesso para a democracia brasileira, “um aumento que seria acordado entre as Centrais, o governo e os aposentados foi deixado de lado, para que Dilma decidisse pelo absurdo do veto”. “Ela prometeu ajudar os pobres e agora faz tudo ao contrário”, protestou. A Força Sindical pediu também o fim do fator previdenciário.

O presidente do Sindicato dos Aposentados, Carlos Moreira, afirma que Dilma faz acordos com empresários e dificulta a vida dos aposentados do país. “Ela liberou cerca de R$ 13 bilhões para empresários e nem quis dialogar com os aposentados. Estamos nos sentido enganados e traídos pelo governo”, disse.As manifestações acontecem também no Rio de Janeiro, onde os aposentados farão uma vigília em frente ao Corcovado, no evento “Cristo abraça os aposentados”, a partir das 18h. “Pedimos o abraço do Cristo, para que Ele ilumine as pessoas que comandam o Brasil, conclamando-as a respeitar aqueles que contribuíram e contribuem para um país mais justo socialmente”, afirma João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi). A manifestação a favor dos aposentados acontece também em outros 14 estados brasileiros.

Saiba mais…
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: