Início > política > Aécio e Anastasia participam do lançamento do projeto da nova Catedral de Belo Horizonte que poderá receber Bento XVI no encerramento de congresso universitário

Aécio e Anastasia participam do lançamento do projeto da nova Catedral de Belo Horizonte que poderá receber Bento XVI no encerramento de congresso universitário


A catedral e o papa

Fonte: Landercy Hemerson – Estado de Minas


Novo templo de BH poderá receber Bento XVI no encerramento de congresso universitário, em 2013

A Catedral Cristo Rei, que será construída na Avenida Cristiano Machado, no Bairro Juliana, Norte de BH,  pode ser  o palco do encerramento do Congresso Mundial de Universitários Católicos, com a presença do papa Bento XVI, em julho de 2013. A informação é do arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que apresentou ontem o projeto do novo templo, de Oscar Niemeyer, a líderes empresariais na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O evento contou com a presença de autoridades políticas, como, o governador Antonio Anastasia (PSDB), seu vice, Alberto Pinto Coelho (PP), o prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB).

De acordo com dom Walmor, o papa já confirmou presença no Rio de Janeiro, onde será realizada a Jornada Mundial da Juventude, também em julho de 2013. “Essa será uma razão muito importante, se conseguirmos o que esperamos, que é edificar o templo para que o papa possa fazer o encerramento do Congresso Mundial de Universitários Católicos e ao mesmo tempo abençoar a nossa Catedral Cristo Rei. Esse é um programa que já colocamos como convite ao papa e vamos trabalhar para que ele se realize”, afirmou.

Ao falar aos empresários durante o evento, o governador Anastasia sugeriu que a conclusão da catedral não vise apenas a Copa de 2014, mas que considere a visita do sumo pontífice ao Brasil. Anastasiajustificou o apoio do governo ao projeto lembrando que o arquiteto Oscar Niemeyer teve como início de sua trajetória a construção da Igreja de São Francisco, na Pampulha. “O governo vai acompanhar e ajudar na construção dessa obra que irá honrar o espírito cristão mineiro”.

O senador Aécio Neves também destacou a importância da nova catedral para o estado e da adesão do empresariado ao projeto, o qual se disse “sócio desse sonho” desde os primeiros momentos. “É preciso sonhar  grande para que a mobilização seja grande”, sugeriu o senador, que acrescentou que não se trata apenas da construção de um templo de grande dimensão, mas uma grande demonstração de fé.

O diretor-presidente do Estado de Minas, Álvaro Teixeira da Costa, destacou a integração dos Diários Associados ao projeto da Catedral Cristo Rei, dando ampla cobertura a cada passo, cada conquista da iniciativa, que segundo ele, é fundamental para a cultura mineira. “Que a catedral seja construída no prazo estabelecido. Faremos todos os esforços para chamar os mineiros a colaborar. O primeiro projeto de Niemeyer na capital foi a Igreja de São Francisco e a nova catedral deve ser seu último grande em Belo Horizonte, no Vetor Norte, num ponto que conquistou nossa auto-estima com a Cidade Administrativa, com a Linha Verde”.

Álvaro Teixeira da Costa lembrou de sua infância, quando era estudante do Colégio Dom Silvério e participou da campanha “Doe um tijolo” para construção da Igreja do Carmo. Ressaltou a importância da participação de todos católicos na proposta de construção da nova catedral, cuja arquidiocese espera não só doações do empresariado, mas de todos os fiéis.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: