Início > Energia, Gestão, Governo > Governo Anastasia: Cemig é premiada pela oitava vez consecutiva com Troféu Transparência

Governo Anastasia: Cemig é premiada pela oitava vez consecutiva com Troféu Transparência


Cemig é premiada pela oitava vez consecutiva com Troféu Transparência

Fonte: Agência Minas

BELO HORIZONTE (11/08/11) – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) venceu, pela oitava vez consecutiva, o Troféu Transparência. A companhia foi premiada na categoria “Empresas de Capital Aberto” com faturamento acima de R$ 8 bilhões, entre as dez empresas com as melhores demonstrações financeiras do país.

O Troféu Transparência avalia a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração, a aderência aos princípios contábeis, entre outros.

O prêmio é concedido pela Anefac-Fipecafi-Serasa Experian e o anúncio ao mercado foi feito pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Para o superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George de Magalhães, a premiação vem após um desafio enfrentado pelas empresas brasileiras: o recente processo de harmonização da contabilidade nacional às normas internacionais, que foi a maior mudança na contabilidade do país desde a promulgação da Lei das SAs, em 1976.

“No caso específico do setor elétrico, esse desafio foi ainda maior, pois uma parcela significativa dos novos procedimentos somente foi definida ao final de 2010, o que implicou em um período muito reduzido para a adaptação das demonstrações contábeis da Cemig aos novos padrões de contabilidade”, enfatizou Magalhães.

Também foram avaliadas “Empresas de Capital Aberto” com faturamento de até R$ 8 bilhões e “Empresas de Capital Fechado”. A análise e classificação são feitas a partir de critérios técnicos, estabelecidos pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

A cerimônia de entrega do prêmio às vencedoras e a divulgação das empresas destaque do XV Troféu Transparência acontecem no dia 22 de setembro, em São Paulo.

Troféu Transparência

Criado em 1997, o Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian incentiva a transparência corporativa no mercado. Em 2010, de 477 companhias brasileiras participantes, apenas 78 atenderam aos critérios estabelecidos e as 20 melhores foram eleitas nas três categorias da premiação, entre elas a Cemig.


Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: