Início > política > Aécio e Anastasia participam de homenagem a Itamar Franco

Aécio e Anastasia participam de homenagem a Itamar Franco


Aécio e Anastasia prestam homenagem a Itamar Franco

Fonte: Agência Minas

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quarta-feira (10/08), da sessão solene em homenagem ao senador e ex-presidente da República Itamar Franco, no plenário do Senado, em Brasília. A homenagem foi requerida pelo senador Aécio Neves (PSDB/MG) e pelos deputados federais Rodrigo de Castro (PSDB/MG) e ACM Neto (DEM/BA).

“Com muita emoção trago, aqui a palavra dos 20 milhões de mineiros em favor da memória do grande presidente Itamar. Uma pessoa singular, peculiar nas suas características, nas suas tradições e, mais do que tudo, o homem que devotou a sua vida ao interesse público e ao amor a Minas Gerais. Homem simples, mas, ao mesmo tempo, um homem republicano na inteireza da expressão, em todos os seus aspectos”, ressaltou Antonio Anastasia durante seu pronunciamento no Congresso Nacional.

O governador também falou sobre a contribuição de Itamar Franco na consolidação econômica do País.

“Toda Minas Gerais e o Brasil devem prestar esse tributo à memória do presidente Itamar Franco pelo muito que ele fez, pelo seu exemplo de ética, por sua autoridade moral, mas também por tudo que ele realizou materialmente pelo Brasil. O Plano Real está aí nos dando estabilidade monetária, permitindo ao Brasil enfrentar essas crises internacionais com mais robustez, graças à sua coragem lá atrás, no início da década de 90, e, claro, daqueles que o sucederam”, disse em entrevista.

Relembrando fatos políticos que marcaram a trajetória pública de Itamar, congressistas fizeram emocionados discursos no plenário, destacando a grandiosidade de um homem que marcou a história política brasileira. Designado a abrir a sessão solene de homenagem a Itamar, o senador Aécio Nevesfalou sobre a contribuição do ex-presidente em sua formação política e também pessoal.

“Poucas vezes senti tanto a perda de um companheiro de caminhada. Itamar emprestou-me, no curso do tempo, generosa amizade e intensa solidariedade. O sentimento que me reconforta hoje é o de que tive o privilégio de dele receber o melhor. Os conselhos, os exemplos e as convicções a cerca de valores essenciais que devem sustentar qualquer homem público. Itamar nasceu para servir a seu povo e serviu, enquanto viveu”, disse Aécio Neves.

O senador mencionou o importante papel do ex-presidente no processo de redemocratização do País e, por último, nos trabalhos desempenhados no Senado. “Itamar foi compromissado com o respeito à liberdade, com a luta pela justiça social, com a defesa do processo de desenvolvimento do Brasil e com o primado da honestidade no trato da coisa pública. Sua presença também iluminou o Senado e ele nos deixou fazendo o que mais gostava: lutando pelo Brasil”, destacou Aécio.

Para o deputado federal Rodrigo de Castro, o Brasil deve muito a Itamar Franco. “Ele foi exemplo seriedade para com as coisas públicas e, ao mesmo tempo, exemplo de franqueza e coragem para travar os grandes debates. Minas e a sociedade brasileira homenageiam aquele que honrou como homem, cidadão, político e dirigente máximo de um país”, ressaltou.

O presidente do Senado, José Sarney, que presidiu a sessão solene, sugeriu o nome do ex-presidente e senador ao Museu Histórico do Senado. Estiveram também presentes familiares de Itamar; o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota; o senador Fernando Collor e de diversos parlamentares.

Homenagens do Governo de Minas a Itamar

Em 4 de agosto, o Governo de Minas lançou o projeto Estação da Cultura Presidente Itamar Franco. O conjunto arquitetônico será erguido no Barro Preto, região central de Belo Horizonte, e terá sala para concertos sinfônicos e abrigará as sedes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Rádio Inconfidência e da Rede Minas de Televisão. “Nesses prédios ficarão ostentando para a posteridade a homenagem dos mineiros ao nosso presidente Itamar Franco”, destacou o governador Antonio Anastasia em pronunciamento no Congresso Nacional.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: