Início > Gestão, infraestrutura, Obras públicas > Editorial do Estado de Minas: BH, de novo desprezada – Falta de verbas federais leva PBH a desistir do BRT da Avenida Pedro II

Editorial do Estado de Minas: BH, de novo desprezada – Falta de verbas federais leva PBH a desistir do BRT da Avenida Pedro II


BH, de novo desprezada

Fonte: Editorial – Estado de Minas

BH, de novo desprezada –  Falta de verbas federais leva PBH a desistir do BRT da Avenida Pedro II

Quem passar pela Avenida Pedro II hoje e nos próximos anos, incluindo o da Copa do Mundo (2014), não terá como não se lembrar, a cada obstáculo, engarrafamento ou perigo que enfrentar,  da importância de votar direito e de cobrar dos eleitos – em todos os níveis – o fim do desprezo com que a cidade tem sido tratada pelo governo federal. Depois de ver atirado à gaveta dos adiamentos inexplicáveis o projeto de reforma e atualização do Anel Rodoviário (via de propriedade e responsabilidade da União), a cidade sofreu mais um golpe. A prefeitura anunciou, quinta-feira, ter desistido do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) Pedro II /Carlos Luz. Nem é preciso ser morador daquela região (Noroeste), uma das mais populosas da cidade, para saber que se trata de um dos principais corredores de acesso ao câmpus da UFMG e ao complexo esportivo do Mineirão.

Acostumada a ver suas lideranças deixarem quase tudo por menos, desta vez a população tem motivos de sobra para se indignar. O projeto do BRT para a Pedro II já tinha representado um recuo nas aspirações da cidade de, um dia, consumar seu direito de contar com uma solução do século 19, mas que ainda não passa de sonho por aqui: o metrô. As verbas federais não virão nem para linhas de metrõ ainda mais imprescindíveis para Belo Horizonte – como a que ligaria a Pampulha à Região Centro-Sul. Disposta a tocar a alternativa mais barata do BRT, a prefeitura trabalhava com orçamento de R$ 83 milhões, que, depois de refeitas as contas das desapropriações dos imóveis, teria passado para R$ 153 milhões. Não é tanto dinheiro assim, comparado com o que gasta o governo federal em obras viárias que comportam trânsito muito menos intenso do que a Pedro II ou velha Carlos Luz (Catalão), principalmente nos horários de pico. Mas segundo a prefeitura, é verba que a municipalidade não pode enfrentar sem uma ajuda substancial do governo federal, menos ainda quando a cidade está tocando várias obras de grande porte, também relacionadas à preparação de BH como uma das sedes da Copa do Mundo.

Sem a participação das verbas da União, a prefeitura decidiu abandonar o BRT e, em vez de implantá-lo, fará nada mais do que pequenas adaptações naquele corredor de tráfego, incluindo a demarcação de uma pista exclusiva para ônibus. É uma solução cosmética e insatisfatória já em funcionamento na Avenida Nossa Senhora do Carmo e que, no caso da Pedro II e da Carlos Luz, será ainda menos eficiente, já que ambas as avenidas têm pistas muito estreitas. Para quem já sabe que não terá mais do que um puxadinho no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, não vai ser palco da solenidade de abertura da Copa (mesmo com as obras do Mineirão em ritmo mais confiáveis do que o ainda projeto de São Paulo) e não tem nada que lembre uma parceria consistente do governo federal na montagem da infraestrutura de logística para Copa, a desfeita da Pedro II não pode ser aceita com resignação. Pelo contrário. Precisa servir de toque de reagrupar todas as forças da política e de chamar à reação as entidades da sociedade civil organizada de Belo Horizonte e de Minas. A belo-horizontina Dilma Rousseff, que em Minas fez campanha e foi votada, precisa ser informada da enorme esperança que seus conterrâneos têm em seu governo e de como tem sido difícil mantê-la acesa.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: