Início > Aécio Cunha Minas, Aécio Neves, política, senador Aécio Neves > ACM Neto é escolhido líder do DEM na Câmara, Kassab se enfraquece e partido fica mais próximo de Aécio e distante de Serra

ACM Neto é escolhido líder do DEM na Câmara, Kassab se enfraquece e partido fica mais próximo de Aécio e distante de Serra


Escolha de ACM Neto enfraquece Kassab

Fonte: Caio Junqueira – Valor Econômico

Por 27 votos a 16, o deputado ACM Neto (BA) foi eleito ontem o novo líder da bancada do Democratasna Câmara dos Deputados e reforçou o grupo do presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), na disputa pelo comando do partido. Além disso, a vitória de ACM Neto aproxima o partido do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) e o afasta do candidato derrotado à presidência da República, José Serra (PSDB-SP).

Em votação secreta durante reunião fechada dos 43 deputados eleitos para a legislatura que toma posse hoje, Neto venceu o deputado federal Eduardo Sciarra (PR), aliado do grupo do atual líder, deputado Paulo Bornhausen (SC), e de seu pai, o presidente de honra do partido, ex-senador Jorge Bornhausen (SC). Ambos apostavam em uma vitória na bancada para verem maiores as chances de retirar do comando da legenda o deputado Rodrigo Maia (RJ), e manter o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na sigla.

Kassab, assim como os Bornhausen, são os mais próximos aliados de Serra no DEM. Já ACM Neto e seus apoiadores internos, como o deputado Ronaldo Caiado (GO) e Rodrigo Maia, defendem que a legenda apoie Aécio Neves na disputa interna de poder dos tucanos. Ontem, Aécio monitorou todo o debate na bancada do DEM por meio dos deputados mineiros que a integram.

Internamente, a vitória de Neto diminui as chances de o grupo dos Bornhausen sair vitorioso na convenção nacional do DEM, marcada para o dia 15 de março.

Na ocasião, as duas alas partidárias terão novo embate pela presidência. Junto com a senadora Kátia Abreu (TO) e com o deputado federal Índio da Costa (RJ), vice de Serra na campanha presidencial de 2010, eles tentavam lançar o senador não reeleito Marco Maciel (PE) para inibir uma provável candidatura do senador Agripino Maia (RN). Com a vitória de Neto, as chances de Maciel sair candidato diminuem.

A derrota dos Bornhausen também cria um impasse para Kassab, que pretende deixar o partido rumo ao PMDB. Sem um aliado na presidência do DEM, o prefeito paulistano corre o risco de ter sua desfiliação contestada judicialmente.

A vitória de ACM Neto também diminui a possibilidade de Kassab, mesmo deixando o partido, manter controle do DEM em São Paulo. Logo após confirmada sua vitória, o novo líder da bancada do DEM na Câmara disse que procuraria o prefeito de São Paulo e solicitaria que ele permaneça no DEM. “É fundamental que ele fique”, declarou ontem ACM Neto.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: