Inicial > Aécio Cunha Minas, Aécio Neves, Aécio Neves: choque de gestão, Anastasia, Antonio Anastasia, política > Aécio Neves concede entrevista, fala do legado deixado pelo pai, da vitória de Anastasia e do apoio a Serra

Aécio Neves concede entrevista, fala do legado deixado pelo pai, da vitória de Anastasia e do apoio a Serra


Local: Velório do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha – Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Assuntos: Legado deixado pelo seu pai, agradecimentos, vitória do governador Antonio Anastasia, segundo turno da eleição para presidente

Qual foi o maior legado que o seu pai deixou para o senhor na política?
Olha, meu pai foi um homem que marcou a sua trajetória política pela honradez, pela dignidade, uma construção que inspira não apenas a mim, mas todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Essa demonstração de carinho, de afeto, que estamos vendo dos mineiros ao meu pai é o maior legado que eu poderia receber. É um dia de muita tristeza para nós, este final de semana, até pela surpresa e a rapidez com que ele se foi, mas fica sempre, e quem conviveu com Aécio Cunha sabe disso, o exemplo de que é possível sim você dedicar toda a sua vida à política, às pessoas e honrando a cada dia os mandatos que recebeu. Quantas pessoas passaram por mim hoje dizendo olha, eu devo muito, a minha família e os meus amigos ao seu pai. Foi um homem generoso, um homem simples, de hábitos simples e que deixa para mim este exemplo, de que as coisas importantes da vida são essas. Não são os mandatos, não são as glórias, não são as grandes vitórias, é o reconhecimento ao trabalho sério e à sua postura de homem público, de homem digno. Portanto, eu hoje estou extremamente emocionado, quero agradecer a todos que vieram aqui, àqueles que não puderam vir, as manifestações de carinho, de apreço ao meu pai, Aécio Cunha, que me honrou e honrou a nossa família, falo em nome das minhas irmãs também, dos netos, da minha filha Gabriela. Eu fui um privilegiado de ter podido ter, na minha casa, exemplos como os dos meus avós, Tancredo e Tristão e do meu pai, que hoje nos deixa uma imensa saudade, mas ele nos dá muita força. Sei que ele já está lá em cima, cuidando da gente. Então, fica essa minha palavra de agradecimento e eu não poderia também, aqui de público, já que ontem não tinha a menor condição de falar com vocês, quero cumprimentar também os mineiros pela extraordinária decisão que tomaram, cumprimentar o governador Anastasia por sua vitória histórica . Se de um lado o meu coração está muito sofrido, por outro ele está confortado, por saber que nos próximos quatro anos vamos ter um governo sério, digno e honrado, cuidando dessa gente que está aqui, cuidando da gente mineira. Foi, portanto, uma belíssima vitória, obviamente eu não posso participar das comemorações, mas eu estou muito honrado com a resposta que os mineiros deram. Quero cumprimentar os nossos adversários, desejar-lhes boa sorte na sua caminhada, agradecer a presença aqui pessoal do ex-prefeito, Fernando Pimentel. Uma demonstração de que em Minas quem brigam são as ideias, os projetos e não as pessoas. É mais uma demonstração também da civilidade da vida pública mineira.

E a eleição do senhor, governador, como o senhor avalia?
Estou muitíssimo honrado. Uma votação também consagradora, resultado do trabalho. Quem faz vida pública com seriedade, só busca isso, o reconhecimento pelo trabalho sério. Anastasia, eu e Itamar vivemos em Minas Gerais emoções difíceis de aqui reproduzirmos. Em cada canto era o idoso, era o mais jovem, eram os cidadãos comuns, anônimos que acreditaram no que fizemos e acreditam no que nós podemos fazer. Eu pretendo no Senado continuar agindo como sempre agi até aqui, inspirado pelos exemplos de tantos, mas especial do meu pai que se foi. Com honradez, com seriedade, com simplicidade, sempre conectado com o sentimento real das pessoas.  Portanto, é o momento também do ponto de vista político de reconhecimento e de agradecimento muito profundo a generosidade dos mineiros que me levam ao Senado, levam também Itamar Franco ao Senado e vamos honrar cada voto e tenho certeza também o fará o governador Antonio Anastasia.

Em relação ao segundo turno a expectativa do senhor em nível nacional, o comportamento em Minas Gerais?
Olha, conversei ontem com o governador Serra, que está naturalmente muito animado. Vamos agora reorganizar nossas forças políticas. Me coloquei absolutamente à disposição dele para atuar da forma que ele achar mais adequado. O governador Anastasia da mesma forma também. Estamos à disposição para trabalharmos em Minas, onde ele achar necessário para ajudá-lo a chegar à vitória. Recebi ontem também um telefonema do presidente Lula de condolências, mais uma demonstração de amizade e de afeto que eu quero de público agradecer. Agora, é recuperarmos esses um, dois dias para entrarmos novamente em campanha, nossa base está mobilizada e vamos ajudar José Serra vencer as eleições.

O que o senhor acha que levou o Serra ao segundo turno, governador?
Acho que, em primeiro lugar, o voto dos mineiros e voto dos brasileiros. Acho que houve um sentimento dos mineiros e dos brasileiros, que gostariam de ver essa eleição por um pouco mais de tempo, de ver as propostas sendo debatidas com mais franqueza, de ver os candidatos se confrontando, não se enfrentando, mas se confrontando do ponto de vista das ideias e dos projetos, com maior clareza. Acho, independentemente do resultado final, que espero seja a vitória de José Serra, será bom para o Brasil. Temos agora, com tempo igual, os candidatos podendo debater as suas ideias. Mas essas eleições foram um marco da democracia brasileira, acho que nós todos, que de alguma forma participamos da reconstrução democrático do Brasi,l estamos felizes e honrados com a forma como o processo eleitoral transcorreu no Brasil, com absoluta serenidade, com agilidade na definição dos votos e, agora, é hora de discutirmos projetos para o Brasil. Tenho comigo e trago comigo sempre esse sentimento de que na política, não é por alguém estar no outro campo, ou disputar uma eleição contra você, que é seu inimigo e que só tenha defeitos. Tampouco alguém por estar do seu lado está também cercado apenas de virtudes. Temos que, respeitando os nossos adversários, mostrarmos à população brasileira que temos o melhor projeto para o país, um projeto que reconheça, inclusive, os avanços que tivemos nesse último período, nesses últimos oito anos, o Brasil, sem dúvida alguma, avançou, como avançou nos oito anos que antecederam o governo do presidente Lula, até porque não teria havido o governo do presidente Lula se não tivesse havido o governo do presidente Itamar, com o plano real, o governo do presidente Fernando Henrique, com a modernização da nossa economia. Acho que o próximo presidente da República, ele tem que ter a generosidade do reconhecimento em relação ao que foi feito até aqui e propostas claras em relação ao que pretende fazer. Acho que vamos ter um grande debate pela frente. Tenho muito respeito pela candidata do PT, mas acredito que para o Brasil o projeto de José Serra é o melhor.

O resultado foi um recado para o PT, governador?
Acho que foi uma vitória de um projeto, de um projeto que melhorou Minas em todos os aspectos, melhorou Minas nos indicadores econômicos, melhorou Minas nos indicadores sociais e as pessoas reconhecem isso. Basta você andar por Minas, em qualquer região do Estado, acho que houve o reconhecimento de um trabalho sério e isso é muito bom. Me orgulho muito do governo que fizemos e tenho certeza que o governador Anastasia vai fazer com que os mineiros se orgulhem muito do governo que terão nos próximos quatro anos.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: