Início > Aécio Cunha Minas, Aécio Neves, Aécio Neves: choque de gestão, Política Pública > Campos Digital: Governo Aécio Neves implementa projeto de inserção social e profisional para jovens no Norte de Minas

Campos Digital: Governo Aécio Neves implementa projeto de inserção social e profisional para jovens no Norte de Minas


O computador e a Internet se tornaram ferramentas básicas e quase indispensáveis para a obtenção de informação e conhecimento. Porém, muitos, especialmente no meio rural, não possuem acesso a essas ferramentas.

Para ajudar a mudar essa história e diminuir a exclusão digital entre os jovens rurais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com prefeituras e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior implantou, em quatro municípios mineiros, o Projeto Campo Digital.

A ação envolve os municípios de Montalvânia e Taiobeiras, no Norte do Estado, Jequitinhonha e Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Este ano, a meta do projeto é capacitar 400 jovens até outubro, sendo 100 em cada cidade. Até agora, 136 jovens já concluíram o curso.

O Projeto Campo Digital tem como objetivos principais diminuir o quadro de exclusão digital; reduzir o êxodo rural e promover a inserção social e profissional dos jovens rurais. “Esse programa busca dar aos jovens a oportunidade de permanecerem no campo e se transformarem em novos empreendedores”, diz o presidente da Emater-MG, José Silva.

O conteúdo do curso é todo disponibilizado em ambiente de aprendizado interativo on-line. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os alunos recebem o material didático e o acompanhamento de monitores e os locais para o funcionamento dos CVTs são cedidos pelas prefeituras.

O curso, com duração de 60 horas/aula, é dividido em oito módulos. São oferecidas disciplinas sobre digitação, introdução à informática, navegação na Internet e até cidadania e ética. “É um ambiente totalmente ilustrativo, onde há demonstrações e o programa pede aos alunos para fazerem algumas atividades diversas”, diz o coordenador do projeto Campo Digital, Sérgio Antônio Fernandes da Silva.

Para ser aprovado, o aluno deve obter no mínimo 60 pontos. A evolução dos estudantes durante o curso é monitorada por meio de um software específico. Assim é possível saber quais deles estão enfrentando dificuldades. “A partir daí, nós avaliamos o que se pode fazer para melhorar o rendimento desse aluno”, explica Sérgio Fernandes.

Maíra e Jean dos Santos são irmãos e moram no assentamento Transval, no município de Jequitinhonha. Quando não estão auxiliando os pais, eles se dedicam aos estudos. Para Jean e Maíra a vida de estudante seria mais fácil se eles tivessem um computador e acesso à Internet.

“Geralmente, a escola dá trabalhos relacionados com a Internet”, explica Maíra Soares dos Santos. A família dos irmãos não tem condições de comprar um computador, mas isso não impediu que eles tivessem acesso ao universo digital. Maíra e Jean participaram da primeira turma do projeto Campo Digital, no município de Jequitinhonha. “O curso está nos incluindo num mundo mais globalizado e vai nos ajudar no futuro, principalmente na busca de um emprego”, diz Maíra.

Cínthia Ramos também é uma das alunas da primeira turma do curso no município de Jequitinhonha. Antes, o contato da estudante com o computador e Internet era mínimo. Depois de participar do projeto, Cínthia diz que se sente melhor preparada não só como estudante, mas também para o mercado de trabalho.

“Hoje eu já sei digitar um texto, entrar na Internet e mandar e-mail, dentre várias outras coisas”, conta a aluna. Em dezembro de 2009, os trabalhos da primeira turma do curso no município de Jequitinhonha foram concluídos. Os alunos receberam os certificados das mãos do presidente da Emater-MG José Silva. “É mais uma etapa concluída da minha vida, que vai me ajudar no futuro”, comemora Maíra.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: