Início > Aécio Neves, Aécio Neves: choque de gestão, política > ISTOÉ/Vox Populi: PSDB tenta atrair Aécio Neves para uma chapa puro sangue, só que governador de Minas é contra

ISTOÉ/Vox Populi: PSDB tenta atrair Aécio Neves para uma chapa puro sangue, só que governador de Minas é contra


Os tucanos voam mais alto

“…Os termos em que ele (Aécio) se manifestou confirmam a afinidade de valores e as preocupações que inspiram nossa caminhada política”, afirmou Serra

Fonte: Octávio Costa e Sérgio Parellas

O próprio governador de São Paulo faz questão de manter a cabeça fria diante de seu favoritismo, embora reconheça que as pesquisas são o indicador disponível e os políticos sempre se movem por elas, mesmo sabendo das suas limitações.

“Sempre fico mais feliz quando o resultado das pesquisas me favorece mais. Sempre fico menos feliz quando me favorece menos. Mas, racionalmente, sempre penso que não tenho razão nem num caso nem noutro. Falta muito tempo para a eleição e os eleitores só vão se concentrar no assunto depois da Copa do Mundo”, disse Serra à ISTOÉ.

Cientes de que Serra pode mesmo ter atingido seu índice máximo na preferência do eleitor, setores do PSDB ligados ao governador paulista voltam a sonhar com a chapa pura tucana. O próprio Serra fez uma aposta em conversa com interlocutores na quinta-feira 17, no rastro da desistência de Aécio. Acredita que conseguirá convencer o governador de Minas a aceitar a vaga de vice até meados de abril de 2010.

“Não somos semeadores da discórdia e do ressentimento. Somos brasileiros que apostam na construção e não no conflito. Os termos em que ele (Aécio) se manifestou confirmam a afinidade de valores e as preocupações que inspiram nossa caminhada política”, afirmou Serra em nota oficial. Serra também aproveitou para afagar o mineiro. “Aécio tem todas as condições de ser o candidato a presidente por seu preparo, experiência política, visão de Brasil e desempenho como governador.”

Parlamentares do PSDB afirmam que o episódio do mensalão do DEM no Distrito Federal praticamente anula a possibilidade de os democratas indicarem o vice para a chapa de Serra, o que abriria caminho para a dobradinha Serra/Aécio.

“À medida que decidir compor chapa com Serra, as chances da oposição seriam exponenciais”, disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). “Acho a dupla Serra/Aécio quase imbatível”, fez coro o deputado Ronaldo Caiado (GO), um dos principais líderes do DEM. O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), porém, recebeu a saída de Aécio com pouco entusiasmo: “Agora Serra é o candidato e vamos trabalhar para que suas chances de vitória aumentem.”

No PSDB, surgem comentários sobre atrativos que estariam sendo oferecidos a Aécio. Em caso de vitória da chapa puro-sangue tucana, Aécio ganharia poderes extraordinários na vice-presidência da República, com vários ministérios sob sua batuta.

Na opinião do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, aliado de Serra, a chapa puro-sangue tem vitória líquida e certa.“Faria de Serra o novo presidente da República.” Entusiasta da dobradinha tucana, Virgílio revela: “Falei com Aécio pelo telefone e ele me disse uma frase importante: que só não vale a gente perder essa eleição”.

O problema será convencer Aécio. Ele já cansou de repetir, em público e privado, que a hipótese de entrar como vice na chapa de Serra está totalmente fora de cogitação – por esse motivo, a chapa Serra/Aécio não foi incluída na pesquisa ISTOÉ/Vox Populi. Na carta em que anunciou a desistência, Aécio deixa transparecer irritação pelo fato de seu partido não ter realizado as prévias para a definição do candidato tucano à eleição presidencial.

“Acredito que teria sido uma extraordinária oportunidade de aprofundar o debate interno e criar um sentido de solidariedade, comprometimento e mobilização.” Para Aécio, caso seja inviabilizada a candidatura ao Palácio do Planalto, não lhe restará senão a alternativa de se concentrar na candidatura ao Senado por Minas. O governador avalia que a candidatura ao Senado é conveniente a si próprio e também ao seu vice, Antonio Anastásia, candidato à sua sucessão.

O entorno de Aécio em Minas faz o mesmo raciocínio. “Aécio na vice de Serra é sonho de uma noite de verão”, disse à ISTOÉ um deputado muito próximo ao governador mineiro.

Leia também:

ISTOÉ/Vox Populi: pesquisa identificou que dobradinha Lula-Dilma em programa político não deu resultados

ISTOÉ/Vox Populi: Aécio Neves defende maior aproximação do PSDB com partidos que forma base governista

ISTOÉ/Vox Populi: Aécio Neves aparece em primeiro lugar em cenário com Ciro Gomes e Dilma

ISTOÉ/Vox Populi: PSDB tenta atrair Aécio Neves para uma chapa puro sangue, só que governador de Minas é contra

ISTOÉ/Vox Populi: Pesquisa realizada antes do anúncio de quinta mostra Aécio Neves  como candidato forte

Link da pesquisa completa: http://www.istoe.com.br/reportagens/32639_OS+TUCANOS+VOAM+MAIS+ALTO

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: