Inicial > política > Governo de Minas: Escola de Governo da Fundação João Pinheiro é a primeira de Minas e a nona do país, segundo avaliação do MEC

Governo de Minas: Escola de Governo da Fundação João Pinheiro é a primeira de Minas e a nona do país, segundo avaliação do MEC


Educação de Qualidade, ensino eficiente, gestão pública, gestão em Minas

Fonte: Tábita Martins – Estado de Minas

Escola de Governo é a primeira em Minas

Numa prova de que a qualidade não está restrita apenas às universidades federais, duas instituições de outra categoria administrativa conquistaram lugar de destaque entre as que obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC). Nesse ranking, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, aparece como a primeira de Minas e a nona do Brasil. Também conquistou lugar de destaque a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), no Bairro Planalto, Região Norte da capital, terceira entre as mineiras e 15ª na lista nacional.

A Escola de Governo, localizada no Bairro São Luiz, na Pampulha, forma profissionais para a carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental. A diretora-geral, Luciana Raso Sardinha, classifica a instituição como sui generis, por causa de uma grade curricular interdisciplinar e da própria concepção: graduar servidores públicos, mas com capacidade diferenciada. “Queremos formar profissionais que tenham criatividade e interfiram com maior colaboração às políticas públicas e mais agilidade às estruturas governamentais. A escola combina a autonomia acadêmica com a subordinação aos objetivos de modernização da máquina pública”, ressalta. A diretora destaca ainda o corpo docente, formado por mestres e doutores, todos com experiência na administração pública.

Conheça a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro:

Minas tem cinco das dez melhores universidades do País Ufla foi considerada a segunda melhor universidade do País no Ìndice Geral de Cursos divulgado pelo Inep

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi considerada a segunda melhor universidade do país no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação. Das 10 universidades que obtiveram maior média, metade são instituições mineiras. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece em 5º lugar no ranking, com média de 4,25. Já a Universidade Federal de Viçosa (UFV) está em 7º lugar, com pontuação de 4,14. Em 9º e 10º lugar ficaram a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

O IGC verifica a qualidade dos cursos de ensino superior no país. No entanto, o índice é dividido em totais contínuos e faixas. No IGC contínuo, a contagem é de zero a cinco pontos e, no IGC faixas, a contagem é de 1 a 5. Isso significa que a universidade que obtiver pontuação contínua entra em um sistema de faixas. Confira no infográfico.

Já no ranking geral, que engloba instituições privadas e universidades federais, somente 27 instituições obtiveram média 5. Dessas, sete são instituições mineiras. A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho ficou em 9º lugar e a Universidade Federal de Lavras ficou no 12º lugar. Participaram do exame 2.176 instituições de ensino superior, das quais 229 são públicas e 1947 são privadas.
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário